Cresce a procura por programas de intercâmbio

O Google Trends, ferramenta que indica popularidade e termos mais buscados na internet, apontou a palavra “intercâmbio” como uma das mais procuradas, registrando crescimento significativo no primeiro semestre de 2022. O dado confirma os números da pesquisa do Student Travel Bureau (STB) que constatou aumento, em termos de vendas e de embarque de brasileiros para programas de intercâmbio. De acordo com a instituição, em 2022, devido a reabertura das fronteiras, a projeção é uma elevação de 30% em relação a 2021.

Estados Unidos, Reino Unido e Canadá são os principais destinos procurados por brasileiros que desejam fazer intercâmbio. Segundo a Eagle Intercâmbio, startup do Vale do Silício feita por brasileiros, pesquisas registram uma alta de 152% na procura para entrar nos EUA, sendo o Brasil o quarto país que mais imigra para esse destino.

Um dos requisitos mais importantes para poder participar de programas de intercâmbio em universidades e programas de graduação e pós-graduação é a proficiência na língua estrangeira. Desse modo, para quem deseja participar de programas de intercâmbio em países da língua inglesa, é necessário realizar o teste de proficiência, conhecido como Toefl.

A um custo de US$ 215,00 (cerca de R$1.100,00, dependendo da cotação do Dólar) e válido por apenas dois anos, o Toefl comprova que o aluno tem condições de participar das aulas naquele país. Assim, por ser um investimento relativamente alto, o Instituto Cultural Norte-americano está com inscrições abertas para um curso que visa a preparar o aluno que deseja fazer o teste de proficiência.

Para participar do curso o aluno precisa ter um nível entre intermediário e avançado de inglês que queiram estudar no exterior, bem como alunos que desejam melhorar seus conhecimentos e habilidades de leitura, escrita, compreensão oral, conversação e gramática em inglês.

O curso, que já está com inscrições abertas no site, terá início nesta quarta-feira, 14, e irá até 30 de novembro. Os encontros ocorrerão uma vez por semana, nas quartas-feiras, das 18h30 às 21h. Ao todo, serão 12 encontros (oito no formato online e quatro presenciais) com total de 30 horas de curso.