Porto Alegre libera quarta dose contra Covid a pessoas de 29 anos a partir desta quarta-feira

Esse é o terceiro dia consecutivo que a prefeitura baixa a faixa etária

Foto: Cristine Rochol/PMPA/Arquivo

A prefeitura de Porto Alegre volta a ampliar, nesta quarta-feira, o público apto à quarta dose contra a Covid-19. Pessoas com 29 anos ou mais, imunizadas com a terceira dose há quatro meses ou mais, podem procurar os locais de vacinação. Nesse público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente das aplicadas anteriormente.

Esse é o terceiro dia consecutivo que a prefeitura baixa a faixa etária para a quarta dose. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que analisa diariamente o movimento nos serviços para a ampliação das faixas etárias, garantindo estoque suficiente de doses para atendimento.

Quem está sendo vacinado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacina contra Covid-19 para crianças e adultos em diferentes locais da cidade. A vacinação para crianças a partir de 5 anos pode ser feita em 19 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza) e Lindóia Shopping (até as 16h). Em todos os locais, é feita a aplicação de primeira e segunda doses.

A vacinação de crianças de 3 e 4 anos com a primeira dose contra a Covid-19 segue suspensa temporariamente por falta de novas doses de Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde. Crianças que já receberam a primeira vacina e já estiverem aptas a fazer a segunda aplicação devem ser imunizadas em oito unidades de saúde, das 8h às 21h: Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Tristeza, Navegantes, Ramos, Morro Santana, São Carlos, 1º de Maio e Santa Marta.

A imunização para a população a partir de 12 anos ocorre em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindóia Shopping (até as 16h) e em 33 unidades de saúde – nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Em todos os locais, há aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses.

Quarta dose

A quarta dose está disponível também para todas as pessoas com comorbidades com idades entre 18 e 29 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente.

Entre as comorbidades elegíveis, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (resistente, em estágio 3, ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, hemoglobinopatias, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática. A listagem completa das comorbidades e as recomendações de documentos comprobatórios podem ser acessadas aqui.

Endereços e horários: confira aqui