Rei Charles 3º promete servir com ‘lealdade e amor’ em primeiro discurso como monarca

Soberano chegou a Londres após deixar Balmoral, na Escócia, onde a rainha Elizabeth 2ª morreu, nessa quinta-feira

Foto: Reprodução/Twitter

O rei Charles 3º prometeu servir aos súditos com “respeito, lealdade e amor” em um primeiro pronunciamento à nação como o novo monarca do Reino Unido, nesta sexta-feira, no Palácio de Buckingham, em Londres. A rainha Elizabeth 2ª morreu na última quinta-feira, em Balmoral, na Escócia, depois de 70 anos à frente do trono britânico.

No discurso, o soberano destacou que o reinado da mãe era marcado por “carinho, admiração e respeito”. “Como todos os membros da minha família podem testemunhar, ela combinou essas qualidades com cordialidade, humor e uma capacidade infalível de sempre ver o melhor nas pessoas”, disse.

“A rainha Elizabeth 2ª prometeu dedicar sua vida ao serviço de seu povo em seu aniversário de 21 anos, em 1947. Isso foi mais do que uma promessa: foi um profundo compromisso pessoal que definiu toda a sua vida. […] Hoje, renovo a todos vocês essa promessa”, concluiu.

Charles lembrou que há 70 anos, quando a mãe assumiu o trono britânico, “o mundo estava lidando com as privações e os choques do pós 2ª Guerra Mundial, vivendo nas convenções dos tempos passados”. Mas também ressaltou que “o papel e os deveres da monarquia se mantêm”.

O rei ainda anunciou que o herdeiro, o príncipe William, vai assumir os títulos escoceses. “Ele me sucede como Duque da Cornualha e assume as responsabilidades pelo Ducado da Cornualha, que assumi há mais de cinco décadas. […] Hoje, tenho orgulho de torná-lo Príncipe de Gales”. Charles também aproveitou para “expressar amor” ao filho Harry e à nora Meghan.

“Em nome de toda a minha família, só posso oferecer os mais sinceros agradecimentos pelas condolências e apoio”, continuou. “E para minha querida mamãe, quando começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, eu quero simplesmente dizer isto: obrigado. Obrigado por seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que serviu tão diligentemente por todos esses anos.”

O rei Charles 3º chegou a Londres nesta sexta-feira. por volta das 13h40min no horário local (9h40min, no horário de Brasília). Ele e a rainha consorte Camilla foram recebidos por uma grande multidão no Palácio de Buckingham.

Charles vai ser proclamado rei oficialmente, neste sábado, durante uma reunião do Conselho de Sucessão prevista para ocorrer em Londres, conforme informou a realeza.

O conselho vai se reunir às 10h (6h, no horário de Brasília) no Palácio St. James, e a proclamação deve ser lida de uma sacada da residência para o público uma hora depois. Em seguida, ocorrem atos em todas as nações que compõem o Reino Unido.