Brasil: decretado luto oficial de três dias pela morte da Rainha Elizabeth 2° 

Ato, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, aparece em edição extra do Diário Oficial da União publicada na tarde desta quinta-feira

Elizabeth e o maridio, Phillip, Duque de Edimburgo, que faleceu em abril. Foto: Redes sociais da Família Real/Reprodução

Com a morte da Rainha Elizabeth 2° confirmada nesta quinta-feira, o governo federal decretou luto oficial no país, por três dias. O ato, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, aparece em edição extra do Diário Oficial da União, publicada nesta tarde.

Pelo Twitter, Bolsonaro prestou a última homenagem à monarca ao escrever algumas mensagens: “Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido” (…) “Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico”, complementou.

O presidente também descreveu Elizabeth 2° como “uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos”.

Mais cedo, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, também havia lamentado a morte da rainha no Twitter. Na rede social, ele destacou que Elizabeth era “a última heroína do Século XX. A última combatente da Segunda Guerra Mundial. A líder maior de um grande povo”.

Além disso, Mourão lembrou que, nessa quarta-feira, dia da Independência do Brasil, a rainha enviou uma mensagem para os brasileiros ao presidente Bolsonaro. “Quis o destino que, pouco antes de nos deixar, ela, simpática e presente como sempre foi, enviasse ao nosso Presidente os cumprimentos pelo Bicentenário da Independência do Brasil, lembrando com carinho sua visita em 1968”, escreveu Mourão.

Itamaraty
Por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o governo brasileiro prestou condolências oficiais pela morte da rainha. Em nota, a pasta destacou a trajetória da monarca em sete décadas no poder e a passagem dela pelo Brasil, há 54 anos.

“(…) Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é lembrada pelo Governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido. Rememorar a visita da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo ao Brasil é valorizar a parceria estratégica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande número de áreas – comércio, saúde, investimentos, intercâmbio acadêmico, ciência e tecnologia (…)”, menciona a nota.