Van elétrica terá “secretária virtual” por meio da inteligência artificial

Crédito: Divulgação

A van 100% elétrica Arrow One, produzida pela Arrow Mobility, de Caxias do Sul/RS, traz inovação em diversas frentes. Além de ser uma opção mais econômica e sustentável, agora anuncia que terá inteligência artificial. Pelo sistema, desenvolvido pela Genesis, empresa especializada em tecnologia sediada em Campinas/SP, o motorista terá uma espécie de “secretária virtual” para facilitar as entregas.

As primeiras unidades da Arrow One, das quais 100 já foram vendidas para a locadora Localiza, serão apresentadas ao mercado durante a Fenatran, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de novembro, em São Paulo. O head de Desenvolvimento de Negócios da Arrow Mobility, Marcelo Simon, explica que o sistema de inteligência artificial embarcado no veículo permitirá maior agilidade, segurança e qualidade nas entregas realizadas.

“Vai ser uma espécie de secretária do motorista, para que ele só se preocupe em dirigir. No aplicativo, serão colocadas todas as informações necessárias e o avatar fará serviços como análise da performance em tempo real, análise do trânsito (rotas preferenciais, tempo de viagem, alerta de engarrafamentos etc), conferência de nota fiscal, atendimento e realização de ligações telefônicas, avisos de atrasos e de entrega – ligando ou enviando mensagem diretamente para o recebedor da mercadoria cadastrado na ordem de serviço. É uma tecnologia inovadora e que agrega ainda mais valor ao Arrow One”, comenta.

O CEO da Genesis, João Galdino, engenheiro mecatrônico e programador que desenvolveu o sistema, conta que existe uma grande expectativa de incremento da tecnologia, que nesta primeira fase contempla manual do automóvel, dúvidas e curiosidades, gestão total do veículo e do pós-vendas, pelo atendimento em tempo real.

VERSATILIDADE

A van elétrica possui um sistema patenteado, o One Shot Loader, que permite o carregamento das mercadorias com apenas um movimento, agilizando as entregas, bem como a transformação da van para transporte de passageiros, duplicando receitas para o operador. O sistema funciona por meio de uma plataforma que permite o carregamento das mercadorias fora do veículo. Após isso, a plataforma é introduzida na van.

Atualmente, o processo de carregamento de um veículo de entregas last mile – última etapa do processo de entrega de um produto, antes de chegar às mãos do comprador – pode levar de uma hora e meia a quatro horas, dependendo da estrutura física a ser embarcada e da quantidade de pessoas envolvidas no processo. Com o One Shot Loader, estima-se que se possa reduzir esse tempo de forma exponencial, para, no máximo, 30 minutos.

Outro diferencial do sistema é a possibilidade de mudar a função de um veículo de carga para um veículo de passageiros. A referida mudança se dá pela retirada do equipamento de carga da van e pela inserção de uma “gaveta” com poltronas, transformando assim um veículo de carga em um veículo de transporte de pessoas.

A Arrow One conta, ainda, com o conceito “Walk-in-van”, que permite que o motorista tenha acesso internamente ao compartimento de carga sem precisar sair do veículo, o que possibilita maior agilidade e segurança para o entregador. A van possui uma capacidade de 16,5 metros cúbicos, 60% acima de uma van de mesmo comprimento, e conta com até 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas.