Porta-voz garante que Casa Branca vai monitorar pleito no Brasil e elogia sistema eleitoral do país

Karine Jean-Pierre declarou que as votações conduzidas através do sistema eleitoral brasileiro servem de exemplo a outros países

Karine Jean-Pierre. Foto: Reprodução / Youtube

Em coletiva realizada em Washington, no início da noite desta quarta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que os Estados Unidos ‘continuarão monitorando’ o Brasil rumo ao pleito de outubro. Apesar de ter negado manter conversas com parlamentares do país, ela reforçou a confiança das autoridades norte-americanas nas instituições democráticas e no sistema eleitoral brasileiro, ao qual classificou como ‘exemplo para outros países’.

“No momento, não mantemos conversas com nenhum membro do Congresso. Mas, no que se refere às eleições brasileiras, nós vamos continuar a monitorá-las”, disse a porta-voz. “Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas do Brasil”, complementou.

A representante dos EUA exaltou o sistema eleitoral do Brasil. De acordo com Jean-Pierre, o país conta com um histórico de eleições democráticas e transparentes.

“O Brasil tem um forte histórico de eleições livres e justas, guiadas com transparência e um nível alto de participação popular”, declarou. “As votações conduzidas através do sistema eleitoral brasileiro, que já foi testado, servem de exemplo para outros países do hemisfério e do mundo”, enfatizou.