Atenção para o vencimento de contas no feriado sem funcionamento dos bancos

Boletos com vencimento no feriado poderão ser pagos no primeiro dia útil sem multas | Foto: Cecília Bastos / USP Imagens / CP

Com o feriado da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira, 7, não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país, voltando ao horário normal na quinta-feira, 8. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis no feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking.

As contas de consumo – água, energia e telefone, entre outras – que tiverem o vencimento neste feriado poderão ser pagas na quinta-feira, sem acréscimo de juros, quando as agências reabrirão com atendimento normal aos clientes.

A Febraban alerta que, normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Entretanto, caso isso não tenha acontecido, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).