Organizador promete desfile náutico “apartidário” em Porto Alegre

Coronel Marco Dangui Pinheiro adiantou que faixas ou bandeiras políticas serão retiradas de embarcações

Coronel Marco Dangui Pinheiro preside a LDN-RS. | Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA / CP Memória

Apontado inicialmente como em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, o desfile náutico marcado para as 10h desta quarta-feira, no Guaíba, em Porto Alegre, não vai ter viés político. É o que garante o presidente da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN-RS), coronel Marco Dangui Pinheiro. “Estamos trabalhando neste evento desde o ano passado. Essa data (o Bicentenário da Independência) supera a disputa eleitoral”, considera.

O dirigente da instituição, fundada em 1916 por Olavo Bilac, reforça que o evento é “apartidário”, e que único organizador é a LDN-RS, sem apoio ou vínculo com nenhum político ou candidato. Questionado sobre a possibilidade de alguns dos participantes portarem faixas ou bandeiras de apoio a qualquer candidato, Dangui se mostra enfático. “Se tiver, a gente tira”.

Conforme o presidente, 21 entidades civis participarão do desfile aquático, com apoio da Marinha. As embarcações saem do Pontal do Estaleiro, às 10h, tendo como destino o Cais Embarcadero, e acontece simultaneamente ao desfile terrestre pela avenida Edvaldo Pereira Paiva.