As vendas de veículos no país terminaram o mês de agosto com crescimento de 20,7% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 208,5 mil unidades emplacadas, o melhor desempenho em 20 meses. O resultado, que engloba carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foi divulgado nesta sexta-feira, 2, pela Fenabrave. De julho para agosto houve alta de 14,6%.
Desde dezembro de 2020, quando foram vendidos 244 mil veículos no País, não era registrado um número tão alto num único mês. Com mais carros à disposição do mercado, a média diária de vendas, que girou entre 8,5 mil e 8,7 mil entre maio e julho, passou pela primeira vez para 9 mil unidades.
Além da melhora na oferta de produtos, a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis teve reflexos. Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, as vendas tiveram em agosto alta de 22,5% no comparativo interanual e de 14,8% frente a julho. Foram vendidas 194,1 mil unidades nesse segmento durante o mês passado.
Na disputa entre as marcas, a Fiat lidera as vendas no acumulado do ano, com participação de mercado de 22%, seguida da General Motors (14,4%), Volkswagen (12,9%) e Toyota (10,1%). No mercado de caminhões, as vendas, de 12,3 mil unidades no mês passado, caíram 2,8% no comparativo interanual. Frente a julho, as entregas de caminhões tiveram alta de 8,6%.
Já as vendas de ônibus avançaram nos dois comparativos: 26,2% frente a igual período do ano passado e 31,3% em relação a julho, totalizando 2 mil unidades no mês passado.