Uruguai dará descontos em impostos para atrair turistas brasileiros

Anúncio foi feito pelo ministro do turismo do país durante a 45ª Expointer

Foto: Rádio Guaíba

O Uruguai aposta na proximidade geográfica com o Rio Grande do Sul para atrair os gaúchos como turistas ao país. E, além de promover as principais atrações locais, o governo trabalha no lançamento de incentivos fiscais para tornar mais barata a estadia dos brasileiros por lá.

Em apresentação na 45ª Expointer, o ministro do Turismo uruguaio Tabaré Viera anunciou descontos de até 22% aos brasileiros nos tributos cobrados pelo país. Segundo ele, o abatimento vai ocorrer nas compras feitas por cartão de crédito e débito, e o controle será feito a partir da origem do documento.

“Os descontos aos estrangeiros estão valendo a partir de hoje – sendo de 22% na gastronomia, hotelaria e aluguel de carros. Já quem alugar uma propriedade com fins turísticos, por exemplo, terá 10% de abatimento. Esse é um ótimo momento para visitar o uruguai”, ressalta Viera.

Uma das apostas do Uruguai para atrair mais visitantes é o enoturismo – ou seja, o passeio relacionado ao consumo do vinho. Ainda conforme o ministro do turismo no país, isso não tem tanta relação com a produção da bebida, e sim com as experiências que podem ser agregadas a ela.

“É um produto que centraliza diversas atividades. O mundo não vê o vinho, mas sim através dele. É uma bebida que não é fabricada, e sim criada. Está relacionada com outras coisas, com a gastronomia, inclusão e é uma porta fundamental no desenvolvimento”, explica Tabaré.

Em julho, o governo do Uruguai assinou um acordo de cooperação com o Rio Grande do Sul para o fomento do turismo na região. Hoje, a atividade representa 7,6% do Produto Interno Bruto (PIB) uruguaio. Cerca de 118 mil cidadãos do país trabalham no setor, de acordo com o mais recente levantamento do Instituto Nacional de Estatística do Uruguai.