Revitalizado, Sítio do Laçador é entregue nesta quinta-feira

Patrimônio histórico de Porto Alegre, estátua do Laçador passou cinco meses sob trabalho de recuperação

Foto: Alex Rocha/PMPA

O Sítio do Laçador, que passou por revitalização, teve as obras entregues na manhã desta quinta-feira. As melhorias no local, incluindo a recuperação da estátua do gaúcho pilchado e o embelezamento e modernização do espaço no entorno ao monumento, foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e pela Secretaria Municipal de Parcerias, com apoio da iniciativa privada.

O espaço, adotado pelo grupo Viva, formado pelas empresas Imobi, Sinergy e Midialand, realizou a limpeza, pintura, jardinagem e instalação de bandeiras do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre no local. A base do monumento também vai ser cercada por vidro e serão instalados painéis de LED com informações históricas sobre a obra. O Sítio do Laçador vai contar ainda com iluminação especial. Para os visitantes, o local dispõe de uma banca de venda de comida, bebidas e souvenires.

Patrimônio histórico de Porto Alegre, a estátua do Laçador, construída em 1958 pelo escultor Antonio Caringi, ficou cinco meses sob o trabalho de recuperação. Gerdau e Sulgás, além do Sinduscon-RS, foram parceiros no projeto, que recebeu aporte de R$ 803 mil por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com contrapartida de R$ 90 mil do Executivo.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, destacou o carinho que a comunidade porto-alegrense sempre teve pelo monumento. “O Laçador é um símbolo da beleza e da arte do Rio Grande do Sul, de uma nova visão do gaúcho para a monumentalidade… E agora parte de um amplo trabalho desta gestão municipal para resgatar uma área importante para a cidade, que é o 4º Distrito”, disse.