As vendas no varejo brasileiro no trimestre terminado em julho apresentaram uma queda de 2%. É o que revela o indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o território nacional. Na comparação do trimestre móvel findo em julho contra o trimestre terminado em abril o indicador apontou queda de 2,0%.
Na série de dados originais o indicador caiu 4,5% na comparação interanual e isso fez com que os resultados acumulados declinassem. O indicador que apontava alta de 0,9% até o mês de junho agora está estável (0,0%) e a queda na variação acumulada em 12 meses se intensificou, passando de -0,8% para -1,5%.
A expectativa do setor é que a queda comparada com julho de 2021 possa ser revestida a partir de agosto. Além do efeito da PEC dos Combustíveis, conforme a Boa Vista, é importante ressaltar que daqui em diante, até o final do ano pelo menos, o Auxílio-Brasil será no valor de R$ 600, ante R$ 400, e tudo indica que esse aumento será ser convertido em consumo.