Grupo cibercriminoso diz que invadiu sistemas administrativos federais

Crédito: Freepik

O governo Federal foi alvo de um novo ataque hacker que bloqueia o acesso aos dados. O grupo cibercriminoso Everest incluiu informações no seu site na deep web sobre invasões em sistemas administrativos federais não divulgados. Ainda não houve confirmação por parte do governo sobre o ataque.

O acesso à rede está sendo vendido a terceiros e pelo menos três terabytes de informações internas comprometidas. A informação foi divulgada por empresas como a Darktracer sem dar maiores detalhes. As próprias publicações do grupo também não informam os espaços que estariam comprometidas, nem o tipo de dados que os responsáveis ​​afirmam ter.

Não é a primeira vez que o grupo Everest aparece em páginas de notícias relacionadas a um ataque em um órgão federal brasileiro. Foram eles que partiram para a ofensiva, inclusive no Brasil, desestruturando os sistemas da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, do Ministério da Economia. Governos do Peru, EUA e Argentina também já foram vítimas.

Em dezembro, o grupo de segurança digital NCC listou o grupo Everest como uma ameaça a ataques a departamentos governamentais em 2022. Em um relatório, os especialistas observaram que essas operações incluem não apenas o bloqueio e extração de dados, mas também a comercialização de gateways em sistemas comprometidos que podem ser usados ​​por meses e levar a novos ataques.