Após 81 dias, ação da prefeitura encerra com mais de 5 mil acolhimentos em Canoas

De acordo com a prefeitura, 32 pessoas conseguiram reinserção no mercado de trabalho e 35 conseguiram alugar uma moradia e saíram da rua

Foto: Guilherme Pereira/PMC

A Prefeitura de Canoas concluiu, nesta quarta-feira, a segunda edição da Acolhida do Bem, que por 81 dias ofereceu abrigo contra o frio intenso a pessoas em situação de rua. A ação, que começou em 11 de junho, realizou 5.166 acolhimentos no Colégio São Paulo. Também foram recebidos 307 animais de estimação nesse período.

Segundo a prefeitura, através dessa ação, 32 pessoas conseguiram reinserção no mercado de trabalho e 35 conseguiram alugar um local para morar e saíram da rua. Outras 15 foram encaminhadas para realizar tratamento contra o vício em drogas.

O prédio, cedido pela Fundação LaSalle, vai ser agora utilizado pela Justiça Eleitoral para treinamento dos mesários das eleições de 2022.

Estrutura
O espaço tinha capacidade para comportar, diariamente, cerca de 150 pessoas em situação de rua, com abertura dos portões às 18h. Além de receberem duas refeições diárias, os usuários puderam dormir, fazer a higienização nos banheiros e vestiários, e ainda contaram com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educador social.

Todos passaram por uma triagem e fizeram o teste da Covid-19, requisito para poder entrar no local. Os pets receberam ração, água e atendimento médico-veterinário sempre que necessário através da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea).