Com o avanço da tecnologia e o aumento de opções de vídeo games, o número de pessoas que dizem jogar todos os dias aumentou 38%no último ano. É o que o mostra o estudo da GfK, líder mundial em consultoria de mercado e comportamento do consumidor. Os Millennials são a geração mais ativa no universo dos games, representando 42% deste público. Isso também fez aumentar a procura por produtos que melhorem a experiência do consumidor ao jogar algum vídeo game.
De acordo com o estudo GfK Consumer Life, houve um aumento na venda de Smartphones, Laptops e Smart TVs no ano de 2021, no Brasil, relacionados a categoria gamer. Em comparação com dados da América Latina, o Brasil é o que mais consome produtos na categoria, assim como a presença de produtos gamers.
De acordo com o estudo, celulares e computadores são mais comuns dentre o público gamer no país, representando 86% e 74% respectivamente, seguidos dos consoles, ocupando 56% na preferência no segmento de vídeo games. Em comparação com a América Latina, 83% preferem jogar no celular e 71% no computador.
“Com a crescente evolução dos smartphones, ficando cada vez mais potentes e sendo possível jogar em qualquer lugar, ainda mais com a chegada do 5G, se torna mais comum que o público aumente sua preferência pelo mobile, isso traz conforto e possibilita com que todos joguem”, explica Ricardo Moura, diretor de Soluções da GfK no Brasil.
De acordo com estudo GfK Consumer Life, dentre os três primeiros tipos de games na preferência do público brasileiro, jogos de ação e aventura detêm a maior fatia de mercado, com 48% de adesão, seguido de jogos de atirador, com 42% e jogos de estratégia, com 40%. Entre 2020 e 2021, comparando o desempenho ano a ano, as vendas da categoria gamer bateu recordes de vendas em unidades e faturamento. Já em 2022, como todo o mercado, passa a demonstrar uma evolução mais tímida.
O preço médio dos consoles também sofreu um aumento significativo desde 2019. O valor médio antes da pandemia de Covid-19 era R$1.621 e chega em maio de 2022 por R$3.114. O mercado total de smartphones fechou o segundo trimestre de 2022 com uma queda de -18% no total das unidades vendidas. Os modelos com a tecnologia 5G, por outro lado, apresentaram um crescimento de 200% no mesmo período.