A 34ª edição do Festuris, em Gramado, na Serra, teve lançamento oficial realizado na manhã desta terça-feira. Com o slogan “Ressignificando o turismo”, o evento, considerado uma das maiores feiras do setor no país, promete novidades em 2022, expandindo os espaços físico e digital em relação a anos anteriores. A feira vai ocupar completamente dois pavilhões do Serra Park, de 3 a 6 de novembro. A estimativa é de que, nesses três dias, o fechamento de negócios atinja a cifra de R$ 360 milhões – 20% a mais que a edição de 2021.
A nova disposição dos estandes deve dar mais espaço ao segmento do turismo de luxo, um dos que mais cresceu e se consolidou nos últimos dois anos – tornando-se um dos pilares de sustentação das viagens nacionais – e ao inédito espaço Food&Drinks Experience, dedicado especialmente a experiências gastronômicas – o que se tornou uma tendência internacional.
Além de lounges especiais, eventos exclusivos vão ser realizados em Gramado para divulgar as oportunidades de negócios do Festuris, que no ano passado, fomentou R$ 300 milhões.
“O Festuris sempre esteve atento ao movimento do mercado e das suas tendências, mas percebemos que, após a pandemia, os viajantes mudaram. Hoje nós priorizamos a vida e uma vida é feita de sonhos. Viajar é um sonho. Esse será um espaço, puxado pelo sucesso nos últimos anos do setor de luxo, que falará sobre experiências únicas. O que te leva a experienciar um destino na sua totalidade, para além das belas paisagens e natureza? A enogastronomia! Esse é um movimento que já acontece há anos na Europa, mas no Brasil nunca teve destaque até agora. Esse é um dos pilares do Ministério do Turismo. É vender o Brasil para os estrangeiros e para os brasileiros através da sua gastronomia”, garante Marta Rossi, idealizadora do evento.
Em 2022, o evento ocupará dois pavilhões, expandindo assim o seu tamanho e também atuação nas mais diversas áreas do turismo, tais como; Business&Shopping e viagens para o público LGBTQIA+, um dos setores mais lucrativos do evento. @FutebolGuaiba pic.twitter.com/jLUSCEZRf3
— Ana Aguiar (@AnaOAguiar) August 30, 2022
A expectativa de público, expositores e destinos internacionais cresceu entre 50% e 80% em relação a edição passada. Serão 2,5 mil marcas reunidas no encontro, 15 mil horas de reuniões de negócios e 40 destinos internacionais na feira.
“Antes da pandemia, o turismo representava mais de 10% do PIB mundial, número sete vezes maior que a indústria automobilística, por exemplo. Isso é incrível! Nós queremos, além de voltar à esse patamar, possibilitar que o Brasil e, em especial o Rio Grande do Sul, fique com uma fatia desse mercado lucrativo em expansão. Nós queremos que as pessoas visitem a região das Hortênsias, que está linda; os Campos de Cima da Serra, com seus esplêndidos cânions para prática do ecoturismo; a região da Rota do Vinhos para explorarem a gastronomia e o enoturismo e, é claro, a região dos Vales, onde temos lindas paisagens”, enumera Eduardo Zorzanello, diretor do evento.