Expointer recebe 61 mil pessoas até a tarde de sábado e tem 66 animais recusados

Parcial de visitantes aponta grande presença do público, e número considerado baixo de recusas

Foto: Alina Souza

Este sábado, primeiro dia da 45ª Expointer, teve um total de 61.799 visitantes no Parque de Exposições Assis Brasil até às 17h, segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr). Deste total, 24.100 foram pagantes, e destes, 15.760 foram para ingressos inteiros, e 8.340 para meia-entrada, além de 37.699 credenciados, ou não-pagantes. Os valores são parciais, já que são esperados 80 mil visitantes hoje. Os expositores somaram 1.630.

Já de acordo com o coordenador das equipes de Defesa Sanitária da Expointer, Aurélio Maia Vieira, houve a admissão de 3.954 animais no parque até a noite da última sexta-feira, prazo máximo de entrada daqueles de exposição. Do total, 902 foram bovinos, 98 caprinos, 621 equinos, 781 ovinos, 289 aves, 255 coelhos e 1.008 pássaros. Outros 66 de todas as espécies foram recusados pelas equipes, principalmente por razões documentais e sanitárias, segundo explica Vieira.

Aurélio Vieira, coordenador da Defesa Sanitária da Expointer (Créditos: Mauro Schaefer)

“Entre os problemas documentais, alguns animais não estavam inscritos na Expointer. E, entre os sanitários, houve ausência da apresentação de exames obrigatórios, como para a brucelose e tuberculose, e a presença de ectoparasitose”, afirma. Ainda de acordo com ele, as reprovações foram abaixo do que era esperado, ainda que tenha havido uma mudança no regulamento para a admissão.

São quatro equipes com oito servidores cada, e que trabalham das 8h às 22h. No total, 6.378 animais estão inscritos para a Expointer, tanto para exposições, quanto para provas, cuja entrada ainda é autorizada, mediante aprovação da Defesa Sanitária. Na próxima segunda-feira, devem começar a chegar os animais participantes das provas classificatórias do Freio de Ouro.