Após calorão no sábado, RS terá domingo com frio intenso

Temperaturas devem subir somente a partir de terça-feira

Foto: Guilherme Almeida/CP

Uma forte massa de ar polar ingressa no Rio Grande do Sul neste domingo, trazendo radical mudança de temperatura na comparação com este sábado. Conforme a MetSul Meteorologia, a previsão é de muitas nuvens, com chuva em diversos pontos entre a madrugada e a manhã na Metade Norte gaúcha. Há risco de vento forte a localmente intenso.

No Oeste e no Sul, o tempo melhora e o sol aparece no decorrer do dia. Nas demais regiões, a nebulosidade entra em diminuição gradual na segunda metade deste domingo. Será um dia de muito frio, com marcas baixas mesmo durante a tarde. As temperaturas mínimas ocorrem à noite, e a chance de neve nas partes mais altas do Estado é baixa.

Cidades que na tarde deste sábado registraram máximas acima de até 30ºC vão terminar o domingo com marcas de 7ºC a 10ºC nos termômetros. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 8ºC e 14ºC.

De acordo com a MetSul, não se espera chuva volumosa na passagem da frente, porém é alto o risco de vento forte, com vendavais isolados na chegada do sistema frontal. Na maioria das cidades, as rajadas devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h, mas pontos isolados podem ter marcas superiores.

Já na segunda-feira, grande parte do Rio Grande do Sul vai amanhecer com marcas abaixo de 5ºC. Marcas negativas são esperadas na fronteira com o Uruguai, Campanha, Sul, Centro-Serra, baixadas do Noroeste, no Planalto, Serra e Aparados.

Nas cidades mais frias, na Serra do Sudeste e Aparados, pode fazer até -3ºC a -5ºC. Na Grande Porto Alegre, até 3ºC em alguns pontos. A tarde de segunda ainda terá temperatura baixa, e a noite será muito fria. O frio deve enfraquecer a partir da terça no Sul do Brasil.