Secretário garante apoio à família de Gabriel e assegura punições: “se comprovado, cortaremos na carne”

Coronel reiterou que não compactua com "procedimentos equivocados"

Coronel Vanius Cesar Santarosa. Foto: Marcel Horowitz

O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, coronel Vanius Cesar Santarosa, garantiu que a família de Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, vem recebendo apoio psicológico da pasta e de outros órgãos do poder público. O oficial também garantiu que os militares serão punidos, caso se comprove que foram responsáveis pela morte do adolescente.

As declarações foram dadas à Rádio Guaíba após a coletiva, promovida na tarde desta sexta-feira, sobre o andamento das investigações. Gabriel, que desapareceu no dia em que três PMs o abordaram, teve o corpo localizado submerso, uma semana depois, em um açude da região do Lava Pés, em São Gabriel, na fronteira Oeste.

“A Brigada Militar e a Secretaria de Saúde, a pedido do governador, estão alcançando todas as possibilidades de apoio à família”, declarou o secretário. “Eu também conversei com o pai do Gabriel, o senhor Anderson, e coloquei toda a nossa estrutura à disposição. Sim, temos prestado apoio psicológico à família”, concluiu.

No início da semana, o governador Ranolfo Vieira Júnior já havia confirmado que ligou para o pai do jovem, Anderson da Silva Cavalheiro, a fim de prestar solidariedade e oferecer auxílio, incluindo apoio psicológico à família do jovem.

Quando questionado sobre a punição aos responsáveis pelo crime, o coronel enfatizou que não vai haver atenuação caso a responsabilidade dos três PMs seja comprovada. “Cortaremos na carne. Não será passada ‘a mão por cima’, pois não compactuamos com procedimentos equivocados”, enfatizou. “Há uma investigação em curso, que possui o viés de identificar os responsáveis”, concluiu.

A Brigada Militar deve ouvir novamente, neste fim de semana, em Porto Alegre, os três PMs envolvidos na abordagem de Gabriel Cavalheiro. Eles seguem detidos preventivamente no Presídio Militar da capital.