Intenção de Consumo das Famílias gaúchas cai 0,7% em agosto, diz Fecomércio-RS

Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

As famílias gaúchas apresentaram uma queda de 0,7% na intenção de consumo de agosto, comparado com o mês anterior. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 26, pela Fecomércio-RS em sua pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do Rio Grande do Sul (ICF-RS). Entretanto, em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador registrou crescimento de 3,9%.

Mesmo com esse cenário de melhora comparativo com 2021, o ICF tem apresentado dificuldade em continuidade com um desempenho positivo. Assim, o indicador e todos os subindicadores permanecem abaixo da linha dos 100,0 pontos (neutralidade) e 23,4% abaixo do nível da edição de março de 2020 (pré-pandemia).

O índice de emprego atual teve aumento de 2,5% na margem e de 10,6% e relação a agosto de 2021. Esse índice registrou o nível de 95,8 pontos, mas segue 16,1% abaixo do patamar pré-pandemia. Esse é o indicador que atualmente está mais perto da linha da neutralidade.

Já a renda atual teve queda de 2,0% na comparação com o mês anterior e de 4,2% na comparação interanual. O quadro de retomada do mercado de trabalho tem melhorado as percepções de segurança no emprego. Em contrapartida, o aumento dos preços tem afetado a renda disponível dos indivíduos, o que teve influência na queda do índice de renda atual.

ACESSO AO CRÉDITO

O consumo atual atingiu 75,6 pontos e teve aumento na margem de 0,8% e de 23,0% em relação a agosto de 2021. Já os índices de acesso a crédito (89,5 pontos) e de momento para duráveis (38,8 pontos) apesar de terem se elevado na margem, na comparação interanual apresentaram baixas de -8,5% e de -32,0%. Os  dados revelam o quadro de piora nas condições financeiras, mas em que o consumo segue se recuperando em função do maior grau de abertura da economia.

Nas expectativas, a perspectiva profissional (70,4 pontos) teve a principal influência negativa do mês. Na margem, o índice recuou 10,3% ao passo que frente a agosto de 2021 registrou aumento de 21,3%. A perspectiva de consumo ficou estável na margem (0,0%). Aos 68,4 pontos, o índice se encontra 27,2% acima de agosto de 2021. “O avanço da confiança em relação ao período do ano anterior é positivo, mas não surpreende.

Apesar dos bons resultados recentes do mercado de trabalho e a queda de preços de itens de grande relevância no orçamento das famílias, não é negligenciável o grau de incertezas que permeiam a atividade neste momento, algo que infelizmente tem contido uma retomada mais consistente da confiança dos consumidores nos últimos meses”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente do sistema Fecomércio-RS.