Rede lança Programa de Orientação Vocacional gratuito

Crédito: Murilo Corte/Divulgação

A Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, está lançando o Programa de Orientação Vocacional com o objetivo de recomendar as melhores carreiras de acordo com o perfil da pessoa, suas preferências e habilidades. A iniciativa surge com a plataforma educacional MCampus Comunidade com foco no compromisso de reduzir as barreiras de entrada no mercado de trabalho formal para jovens latino-americanos. Para se inscrever, acesse https://receitadofuturo.com.br/cursos-livres/.

Com a iniciativa, a companhia passa a oferecer na MCampus Comunidade 14 cursos totalmente gratuitos e online. Em apenas um ano, a plataforma beneficiou 50 mil pessoas de 50 países com a oferta de 13 cursos disponíveis. Neste período, os cinco cursos mais procurados pelos jovens foram Inteligência Emocional, Finanças Pessoais, Atendimento ao Cliente, Programação Python e Introdução à Ciência da Computação. Dos participantes, a maioria tem entre 16 e 30 anos, e as mulheres representam 58% do total.

O Programa de Orientação Vocacional é fruto de uma aliança entre Arcos Dorados e PDA, empresa HRTech cujas soluções tecnológicas otimizam a identificação e desenvolvimento de talentos. A proposta oferece aos jovens quatro módulos que abordam diferentes conteúdos. Dentre eles, destacam-se habilidades profissionais, autoconhecimento, metas futuras, elaboração do currículo e preparação para entrevistas de emprego. Ao final do programa, o participante terá acesso a um teste vocacional que fornecerá um relatório individual com seu perfil comportamental, contendo interesses, habilidades e recomendações de carreira relacionadas.

A oferta de um primeiro emprego formal para os jovens e o compromisso com sua formação integral em competências que serão necessárias por toda a vida fazem parte do compromisso da Arcos Dorados que, em 2022, completa 15 anos. Em 2021, no Dia da Juventude, a Hamburger University, universidade corporativa da Arcos Dorados, abriu pela primeira vez suas portas para o público fora da companhia, oferecendo cursos de capacitação e certificados com o lançamento da plataforma educacional MCampus Comunidade.

O Brasil é o país mais engajado, com mais de 12.500 usuários inscritos na plataforma e que fizeram pelo menos um curso, totalizando 4.204 horas de treinamento. Entre os temas oferecidos, o mais popular entre os brasileiros foi o de Inteligência Emocional.