Confiança do comércio cai 1,8% em agosto, aponta CNC

Crédito: Freepik

Os empresários do comércio brasileiros estão menos confiantes. Conforme divulgou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quinta-feira, 25, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 1,8% em agosto comparado com julho para 124 pontos.

Dados da CNC apontam que este foi o primeiro recuo em quatro meses no indicador. Para a entidade, a explicação está na maior cautela entre varejistas, neste mês. Na comparação com agosto do ano passado, no entanto, o indicador subiu 7,8%.

Todos os setores analisados pelo indicador tiveram queda em agosto ante julho. É o caso dos recuos observados em condições atuais do empresário do comércio (-2,3%); expectativas (-2,4%) e intenções de investimentos (-0,5%). No entanto, os mesmos tópicos tiveram altas respectivas de 16,5%; de 1,2%; e de 9,9% comparado com agosto do ano passado.

No recorte regional do indicador, a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, acrescentou que as expectativas para o desempenho do comércio apresentaram queda entre comerciantes de todas as regiões do País em agosto. Essa situação não era registrada desde período entre março e abril de 2021, quando o Brasil atravessava período mais agudo da pandemia, com segunda onda da covid-19.

“A diminui das expectativas desses lojistas para os próximos meses ocorreu mesmo com seus negócios situados nos Estados onde estão sendo pagos os maiores valores do Auxílio Brasil em comparação às demais regiões, que, conforme dados do mês passado do Ministério da Cidadania, foram em média de R$ 445 por beneficiado”, acrescentou ela, no comunicado sobre o indicador.