Saúde do RS estuda vacinar crianças em escolas para aumentar cobertura contra Covid-19

Secretaria Arita Bergmann relatou preocupação com público com idades entre 5 e 11 anos

Foto: Alina Souza / CP Memória

Preocupada com o número de crianças que não estão com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde (SES) realizou uma reunião com a Secretaria da Educação para elaborar estratégias de imunização em escolas. O encontro serviu para definir que a mobilização começará em 31 de agosto.

“O RS tem constatado que muitas crianças não fizeram o esquema vacinal completo para se proteger do Covid-19, especialmente aquelas com idade entre 5 e 11 anos. Talvez os pais não tenham conseguido levar as crianças às unidades de saúde. Dessa forma, convocamos diversas instituições para mudar esse movimento, de ao invés das crianças irem até a vacina, a vacina vai até elas. A partir disso, os municípios entrarão em contato com as escolas para a organização de um calendário de imunização. Acreditamos que com isso vamos melhorar os índices de cobertura vacinal”, disse a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

A proposta é de que as equipes das Unidades Básicas de Saúde possam fazer um acompanhamento e monitoramento das cadernetas de vacinação dos alunos nos seus territórios. A partir desses dados, elaborar calendários para a visitação até a escola e ofertar as doses necessárias, com a autorização dos pais ou responsáveis. O acordado pelo grupo foi realizar atos nas cidades em 31 de agosto para marcar o início da mobilização e, a partir dessa data, prosseguir com as ações.