Feevale e Hospital Mãe de Deus formalizam aliança pela inovação

Hospital Mãe de Deus
Hospital Mãe de Deus. Foto: Site do hospital.

A Universidade Feevale e o Hospital Mãe de Deus formalizaram nesta terça-feira, 23, uma parceria que vai movimentar o Rio Grande do Sul. As instituições se unem para realizar ações conjuntas de ensino, pesquisa, pós-graduação, formação continuada, inovação, extensão, saúde e intercâmbio técnico, científico e cultural. Também serão avaliadas oportunidades de desenvolvimento e implantação de ferramentas, metodologias e outras formas de incremento de medidas inovadoras com mútua relevância.

O documento foi assinado pela Irmã Lucia Boniatti, diretora presidente da Associação Educadora São Carlos (Aesc), mantenedora do Hospital Mãe de Deus; por Marcelo Clark Alves, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale; e pelo reitor Cleber Prodanov. Também participaram do ato o diretor geral do Hospital Mãe de Deus, Rafael Cremonese, gestores de diferentes áreas de ambas as instituições, professores e alunos dos cursos da área da saúde da Feevale.

Serão executadas ações voltadas à inovação, como rodadas de negócios com startups instaladas no Feevale Techpark e nas unidades do Hub One; desafios empresariais; aceleração de startups; acesso a bolsas acadêmicas de inovação; e concepção de espaço físico compartilhado para aceleração de projetos e negócios na área da saúde.

Haverá oferta de cursos de formação e qualificação para os colaboradores da Associação Educadora São Carlos, inclusive em Porto Alegre, com descontos de até 10%, bem como a realização de workshops multiprofissionais.

Ensino 

Entre os cursos que serão oferecidos em conjunto, para a comunidade em geral, estão o MBA em Gestão e Inovação em Saúde e a especialização em Terapia Intensiva, com descontos a partir de 10% para colaboradores. As inscrições podem ser realizadas a partir desta terça-feira, 23, pelo site pos.feevale.br.

Será viabilizada a realização de estágio curricular obrigatório e não obrigatório em cursos de graduação na área da saúde. Em regime de mútua colaboração, serão executadas ações voltadas à saúde, em especial, aos cursos de graduação da Universidade, visando fomentar a experiência prática em complementação ao processo de ensino-aprendizagem.

Pesquisa

Serão desenvolvidas e implantadas, por ambas as instituições, técnicas de diagnóstico viral em amostras clínicas de pacientes do setor de cardioneurologia do Hospital Mãe de Deus, bem como avaliação de pacientes previamente diagnosticados com HIV, HPV e vírus da hepatite B e C, para caracterização dos agentes virais e da resposta do paciente. Também ocorrerão ações envolvendo pacientes de outros setores, envolvendo avaliação de imunológicos.