Integrantes da direção, funcionários e pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Alegre (APAE) receberam, na tarde desta terça-feira, na Câmara Municipal, a ‘Comenda Porto do Sol’, mais alta honraria concedida pelos vereadores para pessoas, físicas ou jurídicas, que se destaquem pela atuação na capital. A entrega da distinção ocorre durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência no Rio Grande do Sul, realizada anualmente entre os dias 21 a 28 de agosto, com o objetivo de promover ações de acessibilidade e inclusão.
Fundado em 22 de agosto de 1962, o núcleo da APAE em Porto Alegre atua no auxilio do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, que possuem deficiência intelectual e múltipla, incluindo portadores do espectro autista. Atualmente, a instituição ultrapassa a marca de 20 mil atendimentos por ano e conta com duas unidades na capital: a Escola de Educação Especial Nazareth, no bairro Glória, e a Escola Especial Dr. João Alfredo de Azevedo, no bairro Vila Nova.
O órgão dispõe de uma equipe interdisciplinar, com profissionais das áreas de serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia especial, terapia ocupacional e serviço médico. Além disso, a entidade também mantém o Programa de Passe Livre, em parceria com a EPTC, pelo qual cadastra as pessoas com deficiência e os respectivos acompanhantes para o uso gratuito do transporte coletivo no município.
“A APAE Porto Alegre tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio às famílias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, enfatizou o vereador Alvoni Medina (Republicanos). “Seus serviços de atendimento ultrapassam mais de 20 mil por ano”, completou o parlamentar, autor da homenagem.