Depois de dias de tensão entre indígenas de uma reserva em Cacique Doble, Norte do Estado, o clima está mais ameno. Após intervenção da Polícia Federal e do 10ª BPM, os caciques rivais se comprometeram a respeitar a trégua. “A situação está mais calma”, explicou o comandante do 10ª BPM, major Rodrigo Schwaab da Silva. “Com a nossa presença, os ânimos ficaram mais tranquilos”, reiterou o oficial.
Desde a última sexta-feira, uma guarnição da Força Tática do batalhão está fazendo o patrulhamento na reserva para evitar novos conflitos. Segundo Schwaab, há uma disputa pelo cacicado. “Um grupo está querendo uma nova eleição para cacique”, completou.
A disputa pelo comando da reserva começou na quarta-feira quando foi deflagrado o primeiro confronto entre os índios que habitam o local.
Nos dias seguintes, os embates resultaram em quatro feridos, dois deles baleados. “Dois dos envolvidos na briga foram transferidos para o hospital de São José do Ouro e os outros dois para Passo Fundo”, informou o comandante.