Grupo do Grêmio tem situações indefinidas até o final de 2022

Diogo Barbosa, Janderson e Rodrigo Ferreira têm metas a cumprir para renovarem contrato

Grupo do Grêmio tem situações indefinidas até o final de 2022 | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Apesar de manter o foco absolutamente no acesso para série A, 2023 já tem um horizonte a ser trabalhado pelo Grêmio: o próximo elenco. O grupo da próxima temporada pode ter a manutenção de nomes pouco respaldados pelo torcedor gremista. Diogo Barbosa, Janderson e Rodrigo Ferreira têm situações de renovação automática conforme metas alcançadas.

Rodrigo Ferreira que chegou por empréstimo do Mirassol de São Paulo, pode ser comprado pelo Grêmio em definitivo. Para isto, de acordo com o departamento de futebol, ele precisa atuar mais 11 partidas por 45 minutos, das 14 rodadas restantes da B. O desejo do clube, no entanto, não é permanecer com o jogador e, assim, a tendência é que Edílson comece a ser mais utilizado e melhor aproveitado.

Janderson, que pertence ao Corinthians e foi emprestado para o Tricolor até o final deste ano − com 20% dos diretos econômicos do Grêmio − terá a compra garantida caso também atue por 11 partidas. A possibilidade dificilmente será alcançada, pois com mais peças à disposição para o ataque, o jogador vem ficando na reserva. Neste ano, tem 36 jogos, 16 como titular.

A situação de Diogo Barbosa previa compra automática em caso de 60% de participação nos jogos, o que não acontecerá mesmo que seja escalado para as 13 rodadas restantes. Até aqui, o atleta atuou por 16 vezes, sendo titular em 12 oportunidades.