Ginásio do Demhab recebe 26 pessoas em noite de baixas temperaturas em Porto Alegre

Número equivale a pouco mais da metade da capacidade oferecida no local

Foto: Pedro Piegas/PMPA

O frio que atingiu Porto Alegre na madrugada desta sexta-feira (19), quando os relógios de rua chegaram a marcar apenas 7ºC de temperatura, fez com que 26 pessoas buscassem abrigo no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) da Capital, 25 homens e uma mulher passaram a noite no local, aberto de forma extraordinária.

O número representa pouco mais da metade da capacidade do ginásio, que tinha 50 camas disponíveis. Além de terem onde dormir, os acolhidos tiveram acesso a kits de higiene, para que pudessem tomar banho, e três refeições: jantar, lanche e café da manhã. Eles foram acordados por volta das 7h30min e orientados a deixar o local, que fechou as portas após 12 horas de funcionamento.

A maior parte das pessoas em situação de rua passou a noite nas unidades da rede permanente oferecida pelo Poder Público – composta por albergues, que receberam 188 pessoas, e pousadas, que tiveram 350 camas ocupadas. O número é acima da média – indicativo de que a população atendeu ao pedido das autoridades, em alerta por conta da queda brusca na temperatura decorrente de uma massa de ar polar.

Centros POP

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), as pessoas vulneráveis seguem contando com os chamados Centros POP, em horário comercial, para refeições, higiene pessoal e encaminhamento a serviços municipais. Os pontos de acolhimento ficam nos bairros Santana (Av. João Pessoa, 2.384), Floresta (Rua Gaspar Martins, 114/120 e Rua Santo Antônio, 64) e Navegantes (Av. França, 496).