Desaparecimento de jovem abordado pela BM em São Gabriel completa uma semana

Agentes estão afastados e respondem a um inquérito policial militar

Foto: Redes sociais/Reprodução

O desaparecimento de Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, completa uma semana nesta sexta-feira (19). Ele foi visto pela última vez durante uma abordagem da Brigada Militar, em frente a uma casa localizada na rua Sete de Setembro, em São Gabriel, cidade localizada há 328km de Porto Alegre. Os agentes envolvidos no caso – que foi registrado em um vídeo amador, que mostra o jovem algemado – estão afastados desde então.

O caso é investigado internamente e, també, pela Polícia Civil. Tudo indica que os policiais tenham deixado Gabriel nas proximidades de um açude, na localidade de Lava-Pé. Por isso, desde a terça, as forças de segurança da região fazem buscas na mata próxima à barragem e, também, nas águas. Até o momento, o único vestígio encontrado foi um casaco – reconhecido por familiares do desaparecido como pertencente a ele.

Mergulhadores do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) foram deslocados de Santa Maria para São Gabriel no reforço às buscas. O jovem, que é natural de Guaíba, estava no interior para cumprir o serviço militar obrigatório. A Brigada Militar teria chego até ele após a denúncia de uma moradora, que se assustou com a movimentação em frente à sua casa. Gabriel não tinha nenhum antecedente criminal.

O vídeo feito no momento da abordagem mostra que o jovem resistiu à aproximação dos policiais. A viatura usada pela guarnição envolvida no caso será submetida à perícia. Os agentes afastados respondem a um Inquérito Policial Militar (IPM). O caso também é investigado pela Polícia Civil, que já ouviu uma série de testemunhas – em uma lista que inclui as pessoas que residem na rua onde o desaparecido foi visto pela última vez.