Ao menos 20 cidades do RS já registraram casos de varíola do macaco

SES contabiliza 58 infectados e investiga 262 suspeitas da doença

Foto: NIAID-NIH

O Rio Grande do Sul já registra ao menos 20 cidades com casos confirmados de varíola do macaco, conforme o novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicado nesta sexta-feira. Até o momento, a Pasta contabiliza 58 infectados com a doença, quatro a mais em relação à notificação anterior. A pasta ainda investiga 262 suspeitas – sete a mais que ontem.

Os sintomas mais comuns da varíola do macaco incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares, falta de energia e erupção cutânea. Nessa quinta-feira, o Rio Grande do Sul confirmou a transmissão comunitária da doença – quando os pacientes, sem sair do local onde vivem, não sabem como se contaminaram.

Em Porto Alegre, 22 casos da doença foram reportados até o momento. Os demais se registraram em Campinas do Sul (1) Campo Bom (1), Canoas (5), Caxias do Sul (4), Esteio (1), Garibaldi (3), Gramado (1), Igrejinha (3), Monte Belo do Sul (1), Novo Hamburgo (3), Parobé (1), Passo Fundo (1), São Leopoldo (1), Santo Ângelo (1), São Marcos (1), Sapiranga (1), Uruguaiana (2) e Viamão (4).