Plataforma de transporte 99 quer ampliar presença na periferia das grandes cidades

Crédito: Divulgação

A plataforma de transporte 99 planeja ampliar o volume de viagens a partir da periferia das grandes cidades. Em 2022, a plataforma viu avançar a participação das corridas solicitadas fora da região central em pelo menos 10 capitais, o que há dois anos chegada a 55% dos pedidos. O maior avanço foi registrado em Porto Alegre onde o percentual deste tipo de corridas passou de 56% para 63%.

Um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revela que, ao completar dez anos de atuação no Brasil, a plataforma de transporte por aplicativos calcula ter feito uma injeção de R$ 54,2 bilhões na economia do país. O estudo da Fipe mostrou que desse total, 84,5% ou R$ 45,8 bilhões foram destinados nos últimos três anos, quando a pandemia de covid-19 afetou a economia do país.

O principal impacto desses recursos aconteceu em cidades do interior do país, segundo a Fipe, que analisou renda, gastos operacionais e consumo dos motoristas e seus familiares. Maior rival da Uber no Brasil e controlada pela chinesa DiDi Chuxing, a 99 contabiliza ter 20 milhões de passageiros ativos no país utilizam o serviço em 1,6 mil cidades.