22 de agosto – Dia do Folclore

Não tem como falar no folclore sem citar o nome de João Carlos Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, eles juntamente com outros ilustres gaúchos fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho. E escreveram o “Manual de danças gaúchas”. As danças tradicionais gaúchas, dançadas pelas invernadas de danças ocupam um espaço nobre no folclore e principalmente no tradicionalismo gaúcho, com diversas manifestações folclóricas, que também vieram das etnias do RS.
Temos dentro dos CTGs as danças gaúchas, declamação, trovas, poesias, gaita, chula, gineteadas, culinária, tiro de laço, indumentárias, churrasco…
Encontramos nas brincadeiras de soltar pipa (pandorga ou papagaio), estilingue (bodoque ou funda), pega-pega, esconde-esconde, bolas de gude, cantigas de roda, pião, bonecas de pano, gadinho de osso. Brincadeiras coletivas como: “pirulito que bate-bate”, “escravos de jó”, “atirei o pau no gato”, “passa anel”, “ciranda cirandinha”, “amarelinha”.
Nas festas juninas são inúmeras as manifestações folclóricas: comidas, casamento a caipira, quadrilha, culinária, santos, fogueiras, músicas…
Folclore são as manifestações da cultura popular, que caracterizam a identidade social de um povo. Pode ser manifestado, tanto na forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo, transmitidos de geração para geração. Todos os elementos que são fonte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.
A palavra folclore tem origem no inglês, é oriunda do termo folklore, criado por William John Thoms, em 22 de agosto de 1846. Folk significa povo e Lore, conhecimento e saber, folclore é o saber tradicional de um povo.
Por meio do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, o Congresso Nacional estabeleceu que a partir do dia 22 de agosto daquele ano seria comemorado o dia do folclore.
As manifestações do folclore se dão por meio de mitos, lendas, superstições, canções, brincadeiras, jogos, danças, adágios, artesanatos, culinária, medicina popular, indumentárias, brinquedos, e tantas outras.