RS tem três cidades com situação de emergência reconhecida em razão do temporal

Número de afetados por fortes chuvas subiu para 19.648 no Estado

Casa em Canoas atingida por temporal | Foto: Ricardo Giusti / CP

Com a passagem do temporal no Rio Grande do Sul, três cidades gaúchas – Canoas, Garruchos e Eldorado do Sul – têm situação de emergência reconhecida, de acordo com boletim da Defesa Civil divulgado nesta quarta-feira. Segundo o documento, subiu ainda para 19.648 o número de afetados pelas fortes chuvas no Estado.

Outras cidades, no entanto, podem ter decretado a situação de emergência após o temporal da segunda, mas ainda não há o reconhecimento oficial por parte do governo do RS, conforme o boletim. Em Canoas, 6.960 pessoas são afetadas, com 2.360 residências com telhas quebradas.

Em Garruchos, 208 pessoas são afetadas e a cidade contabiliza 52 casas atingidas pelo granizo. Já em Eldorado do Sul, 48 cidadãos oficialmente enfrentam problemas em decorrência do temporal, e prédios públicos e privados sofreram
danos devido à chuva de granizo em seus telhados.

O maior número de afetados está concentrado em Rio Pardo (8 mil). Na cidade, 2 mil residências foram atingidas com maior gravidade pelo temporal. Tramandaí, Mariana Pimentel, Nova Santa Rita, Charqueadas, São Jerônimo, Pareci Novo, Farroupilha, Paverama, General Câmara, Porto Alegre e Gravataí também contabilizam estragos com o temporal.

Nova rodada de tempestades deve atingir o RS

Uma nova rodada de tempestades deverá atingir duas regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Segundo a MetSul Meteorologia, há risco de novos temporais no Noroeste e no Norte do Estado. Este episódio de mau tempo, porém, não deverá atingir as mesmas áreas que foram castigadas na última segunda-feira. Chuva forte, granizo e vendavais poderão ser registrados em solo gaúcho e também em outros territórios do Brasil, o que inclui Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Conforme a MetSul, a nova leva de tempestades terá como origem três sistemas meteorológicos. Dois centros de baixa pressão e uma frente fria. Uma área de baixa pressão se aprofundou nessa terça no Paraguai e no Norte da Argentina. Nesta quinta-feira, este centro de baixa pressão já vai estar sobre o Atlântico, na costa do Rio Grande do Sul.