O uso dos apps de delivery para entrega de refeições e compras de mercado, que se tornaram populares durante a pandemia, já se aproxima aos patamares de 2019. Na contramão, o volume de gastos com fast foods estão em alta.
O número das operações de delivery tão comuns apresentou uma queda de 44% no segundo trimestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2021, assim como o volume dos negócios teve uma queda de 26%. Já no caso dos gastos com fast foods houve um crescimento de 56% no mesmo período, e de 42% de alta na quantidade de operações.
Ainda no segmento de alimentação, a inflação tem impacto no comportamento dos consumidores, que passaram a fazer mais visitas aos mercados, mas com gasto médio menor. O número de transações em supermercados no 2º trimestre de 2022 cresceu 23% na comparação com igual período de 2021. O valor total transacionado também teve alta, de 25% – mas o ticket médio está mais baixo, registrando queda de 2%.
Os dados constam do relatório Análise do Comportamento de Consumo, que traz um panorama dos gastos dos brasileiros feitos no segundo trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2021. A análise foi feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.