Fiergs comemora 85 anos com 78% de percepção positiva com os gaúchos

Crédito: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Um percentual de 78% da sociedade gaúcha tem uma percepção positiva sobre o setor industrial no Rio Grande do Sul, seja pela abertura de empregos, participação no PIB (Produto Interno Bruto) regional e nacional e, investimentos feitos em tecnologia. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira, 16, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) em reunião-almoço para comemorar seus 85 anos de fundação.

O levantamento foi elaborado, em julho, pelo Instituto Pesquisas de Opinião, e incluiu oito regiões do Estado, com 1,5 mil entrevistas em 52 municípios. Fundada em14 de agosto de 1937, a Fiergs representa 109 sindicato e 50 mil fábricas que geram 850 mil empregos diretos.

“Dentre as citações que justificam a imagem positiva chama a atenção o item que coloca a indústria como um setor que ‘traz esperança’. O significado deste resultado é extremamente importante pelo sentido de futuro para a sociedade. E acreditamos que o futuro, ao trabalho da indústria pertence. As fábricas estão no centro da economia, dando tração ao desenvolvimento”, afirmou o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.

No levantamento, 61,9% dos gaúchos acreditam que a indústria ajuda muito no desenvolvimento econômico. Para o dirigente, a indústria, com as suas máquinas e equipamentos, impulsiona os avanços da agricultura de precisão e responde por mais de 60% do agronegócio.

“Também fabricamos tudo para o comércio eletrônico, que vem crescendo de forma exponencial, além dos equipamentos do varejo físico, através dos sistemas de autosserviço”, disse o presidente da Fiergs.

Durante a solenidade, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, enfatizou que apenas o setor produtivo, o empreendedorismo, é capaz de fazer a transformação social. Em sua fala, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, representando o governador Ranolfo Vieira Júnior, chamou a atenção para a relevância da Fiergs junto à sociedade gaúcha.

Entre as homenagens recebidas pelo presidente da Fiergs, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, entregou uma escultura produzida pela artista plástica Glória Corbeta.