Eleições 2022: número de candidaturas registradas já é maior que o de 2018 no RS

Prazo para que partidos, federações e coligações façam o requerimento de registros dos candidatos se encerra às 19h

Urnas | Foto: R7 / Divulgação / CP

Os 1.363 pedidos de candidatura já registrados, a partir do Rio Grande do Sul, no DivulgaCandContas – sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – fazem o número de concorrentes nas eleições deste ano ser superior a quantidade de candidatos que pediram registro nas eleições gerais de 2018. No pleito quatro anos atrás, o TSE recebeu 1.340 solicitações.

Em 2022, a maioria dos candidatos vai concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ao posto de deputado estadual foram registrados, até o início da tarde desta segunda-feira, 794 concorrentes para 55 vagas em disputa. O cargo de deputado federal é o segundo mais disputado, com 524 postulantes para 31 vagas em jogo.

No pleito deste ano, os 11 candidatos a governador já solicitaram registro de candidatura. Com isso, oficializaram pedidos junto à Justiça Eleitoral Eduardo Leite (PSDB), que busca a reeleição, Onyx Lorenzoni (PL), Luis Carlos Heinze (PP), Edegar Pretto (PT), Vicente Bogo (PSB), Vieira da Cunha (PDT), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Rejane de Oliveira (PSTU), Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior (PCO) e Carlos Messalla (PCB).

No sistema do TSE também já é possível consultar o plano de governo dos candidatos que pediram registro.

Já em relação ao cargo de vice-governador, apenas o candidato do PCO, Mário César Zettermann Berlese Filho, ainda não teve o pedido de registro solicitado.

Quanto aos postulantes a senador, até o momento, oito candidatos que vão disputar uma única vaga já foram confirmados no DivulgaCandContas: Ana Amélia Lemos (PSD), Airto Ferronato (PSB), Comandante Nádia (PP), Fabiane Sanguiné (PSTU), Hamilton Mourão (Republicanos), Maristela Zanotto (PSC), Olívio Dutra (PT) e Professor Nado (Avante). Além dos candidatos diretos, também é possível acessar no DivulgaCandContas o registros com os nomes de oito candidatos que concorrem a 1° e 2° suplente de senador.

A candidatura de Francisco Franke Settineri, do PCO, ainda não teve o pedido de registro realizado. Apesar de concorrer nas eleições ao governo gaúcho, os partidos Novo e PCB decidiram não fazer indicações de concorrentes ao Senado.

O prazo para que partidos, federações e coligações façam o requerimento de registros dos candidatos se encerrou nesta segunda, às 8h, para as solicitações apresentadas pela internet, mas segue disponível até às 19h para aqueles que forem entregar documentação no TSE ou nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).