O volume de serviços no Brasil chegou ao final do segundo trimestre em alta de 0,7% registrada em junho, comparado com o mês anterior. Com a variação, o setor mais importante da economia, responsável por cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto fecha o primeiro semestre de 2022 com alta de 8,8%, na comparação com o mesmo período ano passado.
A informação foi divulgada pelo nesta quinta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, pelo segundo mês seguido e acima do esperado, mostrando aceleração ante a taxa de 0,4% de maio.
Os dados IBGE mostram ainda que, na comparação com o mesmo período do ano anterior, os serviços apresentaram ganho de 6,3% no volume. O setor de serviços encontra-se 7,5% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, mas ainda 3,2% abaixo de novembro de 2014, o pico da série.
Já o índice de atividades turísticas mostrou recuo de 1,8% em junho sobre o mês anterior, interrompendo três meses seguidos de ganhos. O segmento ainda está 2,8% abaixo do patamar pré-pandemia.