Cai percentual de consumidores que vão dar presente no Dia dos Pais, diz Boa Vista

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Mais da metade dos consumidores (58%) pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais desse ano, índice inferior ao verificado na mesma data no ano passado. A estimativa consta da pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista. Em 2021, no mesmo período, 62% declararam ter intenção de compra para a data.

Entre os 42% dos consumidores ouvidos pela Boa Vista que não comprar, 28% justificam a negativa por conta do endividamento. Para 24% não têm esse hábito, enquanto 18% apontaram a diminuição da renda como principal motivo. A priorização de outras despesas e o desemprego foram os outros dois motivos apontados, com 16% e 16% das menções, respectivamente.

Nesse ano, a escolha do presente será pautada, principalmente, pela necessidade e valor do presente. Enquanto 32% levarão em conta a utilidade do presente, 31% tomarão a decisão baseada no preço. Além disso, valores e práticas sustentáveis adotadas pelas marcas foram citados por apenas 6% dos respondentes.

Ticket médio aumenta

Com o cenário econômico pouco favorável, 49% dos consumidores declararam ter a intenção de gastar uma quantia similar ao ano passado. Em paralelo, 26% devem gastar mais e outros 25% desejam pagar menos do que em 2021. Mesmo considerando importante presentear nesta data, entre os consumidores que pretendem gastar menos, 46% gastarão menos devido à alta dos preços, 37% pretendem priorizar outras contas e 17% alegaram ter sofrido uma redução nos ganhos familiares.

No entanto, o gasto médio planejado pelos consumidores neste ano deve ficar em torno de R$ 174, ao passo que o ano anterior registrou R$ 137 — um aumento de R$ 37. Vale ressaltar que 60% dos consumidores consideram gastar no máximo R$ 200.

Em linha com outras datas comemorativas, os itens mais procurados pelo consumidor serão os de vestuário e calçados, com 36% das menções. 20% vão escolher acessórios como presente, enquanto 18% vão preferir itens de perfumaria. 9% indicaram smartphones e celulares como presente, 7% dos consumidores comprarão bebidas e 4% outros eletrônicos.

Forma de pagamento

Já em relação ao pagamento, 61% pretendem comprar à vista, enquanto os outros 39% optarão pelo parcelamento. Entre eles, 39% pagarão a compra com o cartão de débito, enquanto 30% vão usar o cartão de crédito. O PIX já faz parte do portfólio de meios de pagamento do consumidor, e será considerado por 14% deles no momento de pagar as compras de presentes para o Dia dos Pais.

Entre os 40% que pretendem parcelar a compra, 87% o farão pelo cartão de crédito. O PIX parcelado também já parece fazer parte dos hábitos dos consumidores, registrando 4% das menções. Por fim, a pesquisa ainda testou a hipótese de contratação de algum tipo de crédito pessoal por parte dos consumidores, caso precisassem complementar a renda para aumentar o poder de compra nesta data comemorativa.