Cidades de SC sofrem transtornos devido à passagem de ciclone

Foram registrados alagamentos, quedas de barreira e destruição em todas as regiões, principalmente em áreas litorâneas

Foto: Rádio Guaíba / Arquivo

A passagem de um ciclone extratropical causou transtornos em diversas cidades de Santa Catarina entre esta terça e quarta-feira. Foram registrados alagamentos, quedas de barreira e destruição em todas as regiões, principalmente em áreas litorâneas. A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda à população que evite sair de casa, exceto em caso de necessidade, e que notifique os órgãos responsáveis sobre qualquer ocorrência.

O município de Penha decretou estado de emergência nesta manhã. Em redes sociais, o prefeito Aquiles da Costa oficializou a medida. Segundo o comunicado, mesmo que ainda não haja o registro de desabrigados ou desalojados, a prefeitura já ativou um abrigo municipal no ginásio de esportes, que fica nas proximidades da Cohab – anexo à escola Horacina Soares Francisco. As aulas e o expediente da prefeitura foram suspensos nesta quarta.

A Prefeitura de Navegantes também informou nesta manhã que uma equipe de apoio está preparada para atender a população. As aulas no município foram canceladas, mas as escolas permanecem abertas para atendimento. Um abrigo também foi ativado.

Já o prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, ressaltou em comunicado que as equipes da Defesa Civil seguem trabalhando no atendimento a ocorrências registradas na cidade. Ele informou que as aulas foram canceladas no período da manhã e que a maioria das ocorrências são de destelhamentos de casas e quedas de barreiras.

Da mesma forma, o município de Itajaí também emitiu comunicado de alerta para ocorrências. A prefeitura alertou que os acumulados de chuva devem variar de 100 a 200 milímetros, com risco de alagamentos, deslizamentos e enxurrada. A Secretaria de Educação cancelou as aulas na manhã desta quarta. Além disso, o Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Agricultor estão com atendimentos suspensos depois que destelhamentos e quedas de árvores provocaram a falta de energia elétrica nos locais.

Pelo Twitter, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos), destacou que “todo o foco neste momento está no trabalho para amenizar os impactos do ciclone e proteger os catarinenses”. Em caso de emergência, ele orientou a população a ligar a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Contatos

Defesa Civil de Porto Belo – (47) 9.8869.9046

Bombeiros de Navegantes – Em caso de necessidade de lonas para cobertura de telhas, a população pode ligar para o número (047) 3398 6447, ou retirar direto na sede do Bombeiro Militar (rua Itajaí, 145).

Penha – Além dos Bombeiros, a população também pode fazer o registro de ocorrências por meio do telefone (47) 3345.3914.