Primeira parcela do Auxílio Taxista será paga no dia 16

Foto: Eduardo Beleske / PMPA

O Ministério do Trabalho e Previdência estima que até 870 mil motoristas/taxistas cadastrados poderão receber o primeiro lote do Auxílio Motorista. As parcelas referentes aos meses de julho e agosto, que começam a ser pagas no dia 16 de agosto, podem chegar a R$ 1 mil. A segunda parcela será paga no dia 30 de agosto.

O cadastro tinha prazo até 31 de julho para ser feito. Entretanto, reabriu novamente no dia 5 de agosto e vai até 15 de agosto. Os dados devem ser encaminhados em arquivo simples, no formato CSV, ou fazer o registro das informações individualmente no próprio sistema. O governo programou ainda uma terceira etapa para envio das informações: de 20 de agosto a 11 de setembro.

De acordo com o MTP – Ministério do Trabalho e Previdência terão direito ao Auxílio Taxista os profissionais que estiverem com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CPF válidos. Também deverão estar com o alvará de prestação de serviço cadastrado na prefeitura da cidade em que atua, em vigor a partir de 31 de maio de 2022. Neste primeiro momento, não é necessário que o taxista faça qualquer procedimento, pois a responsabilidade do cadastramento é das prefeituras de cada município.