A CMPC anunciou parceria com a empresa SOSA, agente global do setor de inovação aberta, para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da sua cadeia de suprimento florestal no Brasil. O objetivo da iniciativa é otimizar e modernizar o transporte de celulose e madeira, que atualmente é feito por vias fluviais e terrestres.
A SOSA, multinacional israelense, atua na busca e validação de startups para corporações e governos, garantindo que as equipes de inovação encontrem com precisão a tecnologia necessária para resolver desafios de negócios, identificar oportunidades e construir novos produtos. A empresa possui um acordo com a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) desde 2021, para possibilitar que indústrias no Brasil tenham acesso a um ecossistema global de tecnologia, gerando engajamento e colaboração com as tecnologias 4.0 mais disruptivas em desenvolvimento fora do país.
A CMPC é a primeira empresa do Brasil a participar dessa ação buscando soluções na área de logística. Com essa parceria, é esperado que os recursos de inovação aberta da SOSA ajudem a implementar tecnologias voltadas a otimizar embarques, aumentar a eficiência operacional e reduzir a pegada de carbono do transporte de madeira.
O projeto de inovação será composto por três etapas: identificação e definição de desafios da empresa ao lado de novas oportunidades; acesso a empresas e sistemas de tecnologia global avançada; e construção do projeto-piloto ou prova de conceito (POC), que reúne evidências documentadas da possibilidade de êxito, com colaborações estratégicas para implementação.
As startups selecionadas terão a oportunidade de realizar um POC de suas soluções em escala industrial e potencialmente apoiar os esforços da CMPC para ter uma cadeia logística mais eficiente e sustentável.