Semana na economia tem ata do Copom e divulgação do IPCA de julho

Crédito: Getty Images/Blend Images

A semana na economia será marcada pelos reflexos do aumento da taxa básica de juros, a Selic, anunciada na quarta-feira última, com a divulgação do relatório Focus, com as estimativas de analistas do mercado financeiro sobre os indicadores brasileiros. Isso permitirá entender as perspectivas para as decisões de juros dos bancos centrais dos mercados financeiros globais, em contrapartida com a divulgação de novos dados de inflação ao consumidor no Brasil e nos EUA.

A autoridade monetária brasileira divulga, na terça-feira, 9, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Nos Estados Unidos, o DoL divulga no mesmo dia os dados de produtividade da mão-de-obra e, na sexta-feira (12), a Universidade de Michigan divulga o relatório preliminar de confiança do consumidor de agosto.

Por aqui, também na terça-feira, 9, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o índice de inflação ao consumidor de julho (IPCA), no Brasil. Na quarta-feira, 10, é a vez do Departamento do Trabalho dos EUA (DoL) de divulgar novos dados de inflação no país.

A agenda da economia brasileira também inclui a divulgação de dados sobre as vendas do varejo e serviços, além de balanços de empresas nacionais. Resultados de corporações internacionais também estão no radar do mercado nesta semana.