Dólar e Ibovespa começam a semana depois de nova alta da Selic

Crédito: Freepick

O Real atingiu na sexta-feira, 5, a maior valorização frente ao dólar em relação às principais moedas internacionais, ocupando a terceira posição entre as 27 divisas de países emergentes. A moeda brasileira só foi superada pelas divisas da Rússia (rublo) e da Tailândia (baht). Analistas afirmam que a alta da Selic ajudou na entrada de capital estrangeiro no Brasil.

O dólar comercial fechou em queda de 1,03%, cotado a R$ 5,16 na venda. No acumulado desta semana, houve ligeiro recuo de 0,10% mas com o movimento desta sexta, o dólar zerou a alta da semana e acabou acumulando variação negativa de 0,07%. Em 2022, o dólar perde 7,26%.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,55%, a 106.471 pontos. Esta é também a maior pontuação do indicador desde 9 de junho, levando o indicador a uma alta semanal de 3,21%. Na semana, o Ibovespa subiu 3,21%, enquanto no ano, o índice oscilou do negativo para o positivo desde a quinta-feira, acumulando ganho de 1,57%. O giro de sexta-feira, 5, ficou em R$ 26,3 bilhões.