Corpo do ator Sirmar Antunes é sepultado em Porto Alegre

Despedida ocorreu por volta das 11h e contou com a presença de amigos, familiares, artistas, produtores, cineastas e diretores de teatro

Foto: Acervo Iecine / Divulgação / CP

O ator gaúcho Sirmar Antunes teve o corpo sepultado, na manhã deste domingo, no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. A despedida ocorreu perto das 11h e contou com a presença de amigos, familiares, artistas, produtores, cineastas e diretores de teatro. Entre os presentes, Tabajara Ruas, Henrique de Freitas Lima, Vera Lopes, Marietti Fialho, Lilian Rocha, Álvaro Rosacosta e Glau Barros.

Considerado um dos rostos gaúchos mais conhecidos da TV e do cinema, Sirmar sofreu um infarto e faleceu, na manhã desse sábado, aos 66 anos de idade. Ele vivia na Casa do Artista Riograndense, que organizou os atos fúnebres e chegou a solicitar apoio por PIX para custear o velório.

Em nota, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), lamentou a morte do artista. Nas redes sociais, pessoas próximas também prestaram homenagem ao ator. “Foi uma honra e uma glória estar contigo nesta existência, Mestre Sirmar Antunes!”, escreveu em postagem no Instagram a atriz e companheira de inúmeros projetos, Glau Barros.

Na mesma rede social, a produtora Silvia Abreu também postou um texto emocionado. “Deixa-nos um legado artístico memorável, que se perpetuará nas dezenas de filmes que fez (foi um dos mais profícuos atores do cinema gaúcho) e na memória daqueles que tiveram o privilégio de privar de seu gigantesco talento artístico”, escreveu. Silvia ainda acrescentou que “Sirmar ainda alimentava muitos sonhos e estava sempre trabalhando no que amava: a arte de interpretar, seja no teatro, seja no cinema”.

Quase 50 anos de carreira

Nascido em 28 de outubro de 1955, Sirmar tinha 48 anos de carreira. Atuou em dezenas de peças teatrais, documentários e minisséries, além de ter integrado o elenco de mais de 30 filmes, como O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, Lua de Outubro, Netto Perde Sua Alma, Concerto Campestre, Netto e o Domador de Cavalos e Os Senhores da Guerra.

Em 2003, recebeu da Sociedade Cultural Floresta Aurora o título de Personalidade da Comunidade Negra e, em 2010, a Medalha Do Mérito Farroupilha, honraria máxima do Legislativo gaúcho. Em 2017, o Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada instituiu o Prêmio Sirmar Antunes, com o objetivo de valorizar, incentivar e reconhecer as produções cinematográficas e o protagonismo dos estudantes negros da cidade.

Sirmar Antunes também recebeu homenagem durante a primeira edição do Festival Cinema Negro em Ação, realizado pela Sedac em 2020. Em 2021, venceu o Prêmio Leonardo Machado no Festival de Cinema de Gramado, pela contribuição ao audiovisual do RS. Em 2022, passou a integrar o corpo de professores do Iecine, ministrando a oficina de Interpretação para Cinema. O ator havia sido escalado para representar o Instituto como jurado na mostra gaúcha de longas-metragens no Festival de Gramado neste ano.