Cinco professores da Universidade Feevale estão envolvidos em um projeto de tecnologia aprovado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do edital Techfuturo 03/2022. Em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a empresa SKA Automação de Engenharia, os docentes Juliano Varella de Carvalho, João Mossmann, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Marta Rosecler Bez e Vandersilvio da Silva ajudarão a criar um jogo voltado a crianças com problemas respiratórios.
O game “Play Blow na Fisioterapia: um jogo virtual para auxiliar crianças em exercícios ventilatórios” começará a ser desenvolvido neste semestre, a partir de uma necessidade constatada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Criança Conceição, de Porto Alegre, onde os pacientes pediátricos possuem resistência aos exercícios ventilatórios propostos durante o tratamento fisioterapêutico hospitalar.
O objetivo é utilizar o jogo virtual, com animações lúdicas, para auxiliar as crianças a realizarem atividades de respiração, visando a melhora da capacidade pulmonar e de educação ventilatória. Isso as ajudará a cantar, nadar e tocar instrumentos de sopro, entre outras tarefas.
O game será direcionado para crianças de três a sete anos, idade em que já obedecem a comandos verbais. A ideia inicial é que o dispositivo seja instalado em celulares, onde o paciente assoprará através de uma interface, que será responsável por captar o padrão ventilatório. Dessa forma, os dados analógicos serão transformados em dados digitais, que, combinados com movimentos de inspiração ou expiração, implementarão as ações dentro de jogo.