Um grupo composto por 31 mulheres negras que contribuíram para a valorização da cultura afro-brasileira na capital, e para o enfrentamento ao preconceito racial, recebeu homenagens, no início da noite desta sexta-feira, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. Promovido pela Comissão Preparatória para Semana da Consciência Negra, o evento fazia alusão ao ‘Dia Nacional Tereza de Benguela e da Mulher Negra’ e ao ‘Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha’, além de integrar o calendário de ações preparatórias para a edição deste ano da Semana, oficializada em 27 de dezembro de 1991 em Porto Alegre através de uma lei municipal.
“Hoje acontece a cerimônia de entrega de diplomas em homenagem à mulheres negras que se destacaram em sua atuação para o enfrentamento do racismo e para aumentar a representatividade da população negra”, disse Rita Becco, membro da comissão e uma das coordenadoras do evento, à Rádio Guaíba. “Esta é uma ação preparatório para a Semana da Consciência Negra de Porto Alegre, que acontece em novembro”, complementou.
“Para mim, esta homenagem é de um tamanho que não consigo mensurar com palavras. Existem muitas mulheres potentes no RS e em Porto Alegre, e, dentre tantas pessoas incríveis homenageadas, é emocionante ter o meu nome citado”, declarou a aeromoça Kenia Aquino Garcia, uma das homenageadas durante o evento. “Procuramos fazer trabalhos em coletivo para poder honrar nossas lutas e a nossa etnia, para poder honrar o que representa ser uma mulher negra nesta sociedade tão machista, racista e tão adoecida socialmente”, enfatizou a diretora da organização ‘ODABÁ Associação de Afroempreendedorismo’ e líder do ‘Quilombo Aéreo’, grupo sediado em Belo Horizonte que visa trazer visibilidade a tripulantes negros em todo o país.
Em julho, a Rádio Guaíba reportou as denúncias que Kenia Aquino havia feito em vídeo, publicado em redes sociais, contra um motorista da empresa ’99app’. A aeromoça relatou ter sido alvo de xingamentos racistas proferidos pelo funcionário do aplicativo em caso registrado em boletim de ocorrência sob investigação na Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre. Na noite desta sexta, pelo fato de Kenia estar trabalhando, em voo, a família recebeu o diploma presencialmente, em nome da aeromoça.
“É muito importante termos o reconhecimento de nossas batalhas”, afirmou Luciana Dornelles Ramos, também homenageada na solenidade. “É uma luta que tem tanta dor que, quando recebemos homenagens, ficamos sem palavras. Nós plantamos as sementes que podem fazer nosso mundo mudar um pouquinho”, concluiu ela, que é professora da rede estadual.
Confira a lista das homenageadas
1 Ana Lucia da Silva Santos
2 Ana Tércia Lopes Rodrigues
3 Carmen Regina de Moura
4 Divina Maria Pacheco
5 Elis Regina Gomes de Vargas
6 Eni Veiga Canarim
7 Fernanda Bastos Pires
8 Geísa Carmo da Silva
9 Graziela Oliveira Neto da Rosa
10 Iara Conceição Bitencourt Neves
11 Iara Fátima Rufino
12 Isabete Fagundes Almeida
13 Ivanete pereira dos Santos
14 Janaina Machado Almeida
15 Joana D’Arc Soares da Cruz
16 Karen Silva dos Santos
17 Kênia Aquino Garcia
18 Lilian Rose Marques da Rocha
19 Liliane Pereira
20 Lúcia Regina Brito Pereira
21 Luciana Dornelles Ramos
22 Maria Antônia Marques Brasil
23 Maria Conceição Lopes Fontoura
24 Maria Cristina Ferreira dos Santos
25 Neusa Maria da Rocha Carvalho
26 Patrícia Conceição Dutra Marcelino
27 Patrícia de Lourdes Peres da Rosa
28 Secia Maria Barcelos Leal
29 Sueli Souza Ramos (EM MEMÓRIA)
30 Vera Beatriz Soares
31 Vera Daisy Barcellos Costa