Braskem investe para ser líder em reciclagem

Crédito: Federasul/Divulgação

A aquisição da Wise Plásticos, fornecedora de resina reciclada para confecção de embalagens de produtos de limpeza e cuidados pessoais no país, por R$ 121 milhões pela Braskem reforça o compromisso da empresa em se tornar líder em reciclagem nas Américas, eliminar o resíduo plástico e expandir o conceito de economia circular. O cenário foi traçado por Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem durante a reunião-almoço da Federasul, nesta quarta-feira, 3, em Porto Alegre.

Conforme Fabiana, parte dos recursos será destinada à duplicação da capacidade produtiva da Wise, para cerca de 50 mil toneladas de reciclados até 2026. Outra parte será para compra das ações da empresa, chegando a 61,1%. As ações da Braskem em torno da economia circular, incluindo ainda o primeiro hub de inovação gratuito com foco no desenvolvimento de embalagens circulares do Brasil. O centro, chamado de Cazoolo, foi inaugurado em São Paulo e recebeu R$ 20 milhões em investimentos.

O centro deverá ser usado para melhorar a cadeia desde a concepção das embalagens até o consumo, reunindo clientes, designers, startups e universidades na criação de projetos. E, há a possibilidade que os investimentos área de economia circular não parem apenas nestes dois exemplos.

“Estamos sempre atentos para capturar as oportunidades nesse mercado nos próximos anos”, comentou a executiva.

Entre esses compromissos da Braskem, reforçadas por Fabiana durante sua apresentação, estão a eliminação dos resíduos plásticos, com meta de produção e comercialização de 300 mil toneladas de produtos com conteúdo reciclado até 2025 e 1 milhão de toneladas até 2030. Ainda para 2030, a empresa planeja eliminar a destinação de 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos para incineração, aterros ou seu descarte no meio ambiente.