Banco Central eleva taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou, no fim da tarde desta quarta-feira, a elevação da taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, de 13,25% para 13,75% ao ano. A decisão foi unânime, e é a 12ª vez consecutiva que os juros são elevados. A última vez em que a taxa ficou no patamar atual foi em dezembro de 2016 e início de janeiro de 2017.

Na última reunião, dos dias 14 e 15 de junho, o Comitê havia decidido, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, de 12,75% ao ano para 13,25%. O comitê, na época, informou que previa “um novo ajuste, de igual ou menor magnitude”. Entretanto, informou que a “incerteza da atual conjuntura, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos, demanda cautela adicional”. O Copom volta a se reunir nos dias 20 e 21 de setembro.

Com o aumento, há uma expectativa de reajuste das tarifas bancárias e no crédito. Em abril, a taxa média cobrada pelos bancos foi a maior em três anos. A alta da taxa Selic também é responsável por reduzir o consumo e afetar os investimentos com impacto negativo no Produto Interno Bruto (PIB), no emprego e na renda.