Os juros futuros começaram a semana fechando em baixa pela quarta sessão consecutiva nesta segunda-feira (01). A justificativa dos especialistas está na expectativa com relação ao comportamento da política monetária a ser adotada pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano, com relação aos juros naquele país.
No Brasil, com o começo da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, as apostas são para um aumento da taxa da Selic de 0,50 ponto percentual ao final do encontro, na quarta-feira. Entretanto, os investidores vão carregar a dúvida sobre se terá encerrado mesmo o ciclo, além de tentar imaginar se o comunicado continuará dando pistas sobre os próximos passos da política monetária.
Na última reunião, dos dias 14 e 15 de junho, o Comitê decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, de 12,75% ao ano para 13,25%. No relatório Focus com previsões do mercado financeiro, as estimativas são de que a taxa de juros chegará ao final do ano com 13,25%.