A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou uma alta de 1,2% em julho, chegando aos 80,7 pontos e superando os resultados do mesmo período nos dois anos anteriores. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 2, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontando que todos os indicadores revelam aumento na comparação anual.
O destaque ficou por conta do Indicador Renda Atual, que registrou alta de 2,4% contra junho e de 23,5% na comparação com julho do ano passado, fruto do comportamento das famílias que ganham até dez salários mínimos. O indicador Nível de Consumo Atual apresentou o segundo maior crescimento mensal, de 2,1%.
O menor crescimento do mês ficou por conta do índice Perspectiva de Consumo, que avançou apenas 0,2% em relação a junho. Já segundo a CNC, os indicadores relacionados ao mercado de trabalho se destacaram positivamente em julho. O Emprego apresentou a maior pontuação do mês, 108,4, e a Perspectiva Profissional apareceu em seguida, em nível satisfatório, algo que não ocorria desde abril de 2020, registrando 100,3 pontos.
Os números da pesquisa da confederação também indicaram que a grande parte dos consumidores (45,3%) apresentou perspectiva positiva para o mercado de trabalho no próximo trimestre. A maior parte das oportunidades de emprego está sendo direcionada para os mais jovens, ampliando novos rendimentos para esse grupo de consumidores.